quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Publicada no Jornal de Canas de Senhorim nº 120 de 26 de Novembro de 2008, aqui se transcreve a entrevista ao Professor Coordenador do Desporto Escolar que se faz na Escola de Canas de Senhorim
O desporto escolar tem por objectivo promover as actividades no interior da comunidade escolar, bem como a interactividade com o meio circundante.

Fomos ouvir o Professor Coordenador Hugo Gomes da escola de Canas de Senhorim em relação a este assunto.

JCS- Quais as modalidades do Desporto Escolar que funcionam na nossa escola?
HG- As modalidades que a escola disponibiliza aos alunos dependem sempre da sua motivação. Embora nem sempre tenha sido disponibilizadas estas modalidades, no actual projecto de Desporto Escolar (biénio 2007/2008) a escola apresenta 3 modalidades: Atletismo, Futsal e Ténis de Mesa.

JCS- Há muitos alunos inscritos?
HG- No total, nas diversas modalidades, existem cerca de 100 alunos inscritos. Se tivermos em conta que esta é uma actividade facultativa e extra-curricular, e que os alunos são hoje sujeitos a uma extensa oferta das mais variadas actividades (desportivas e não desportivas), parece-me um bom número. Mas, como é óbvio, nem todos se mostram assíduos às actividades. Embora uma grande parte participe nas actividades há sempre aqueles que, pelos mais diversos motivos, são pouco assíduos.

JCS- Inscreveram-se mais rapazes ou mais raparigas?
HG- Os rapazes são ainda em maior número que a rapariga, se bem que esta diferença já foi mais acentuada. Actualmente temos uma quantidade bastante aceitável de raparigas a frequentar o Desporto Escolar e a obter bons resultados.

JCS- Gostaríamos que destacasse alguns resultados obtidos pelos alunos da Escola.
HG- A competição e os resultados alcançados, não sendo uma prioridade do Desporto Escolar, são inerentes à prática desportiva. Os alunos da nossa escola têm obtido alguns resultados interessantes nas diversas modalidades, quer no âmbito da Actividade Externa (competição dos Grupos-Equipa das modalidades que referimos) quer no âmbito da Actividade Interna (actividades que fazem parte do Plano Anual de Actividades e que visam seleccionar os melhores alunos para participar nas competições da Coordenação Educativa). A nível da Actividade Externa, o Grupo-Equipa de Atletismo participou nos encontros da Coordenação educativa, que se realizaram no Estádio do Fontelo, e apurou-se para Fase Regional que se disputou no Centro de Estágios do Luso. Nos encontros da Coordenação Educativa de Viseu foram conquistadas 17 medalhas e 6 alunos sagraram-se campeões. A saber: José Amaral foi o vencedor do lançamento do peso no escalão de Infantis B; em iniciados, Mariana Ambrósio venceu os 80m e Mariana Neves os 1.000m; em juvenis, Daniela Reis venceu os 100m barreiras, Patrícia Borges o salto em comprimento e Lurdes Augusto o lançamento do peso. No Luso na fase Regional, participaram Luísa Santos e Mariana Neves. Mariana Ambrósio, também seleccionada não pode estar presente por doença, numa jornada em que Mariana Neves conquistou a medalha de prata nos 1.000m com um record pessoal de 3m20s. O Grupo-Equipa de Ténis de Mesa, com a sua equipa de Juvenis Femininos, conseguiu igualmente apurar-se para a Fase Regional que decorreu em Vagos.
A nível da Actividade Interna, os alunos da nossa escola participaram no Corta-Mato da Coordenação educativa de Viseu, disputado no Fontelo em Viseu e 3 deles apuram-se para o campeonato nacional, posteriormente disputado em Santa Iria da Azóia. Os alunos que competiram no Nacional de Corta-Mato foram as alunas Mariana Neves e Mariana Ambrósio no escalão de Iniciados Femininos, e Liliana Pereira em Juvenis Femininos. Estas mesmas alunas foram igualmente seleccionadas e competiram na Fase Nacional do Torneio MegaSprinter, que decorreu na Covilhã. A Mariana Neves e a Liliana Pereira competiram nos 1.000m (MegaKm), enquanto a Mariana Ambrósio competiu nos 40m (MegaSprinter). Ainda ao nível da Actividade Interna os alunos David José, Bruno Miranda e Nicolas Amaral foram apurados para a Fase Regional do Torneio Compal Air 3x3 (Basquetebol), que decorreu em Viseu.

JCS- Quais as vantagens de praticar desporto escolar?
HG- As vantagens de praticar Desporto Escolar estão intimamente relacionadas com os seus objectivos. Assim, o que se pretende é contribuir para o combate ao insucesso e abandono escolar e promover a inclusão, a aquisição de hábitos de vida saudável e a formação integral dos jovens em idade escolar, através da prática de actividades físicas e desportivas. Em termos organizacionais pretende-se promover uma maior articulação a todos os níveis, reforçando as parcerias entre o Desporto escolar e outros agentes desportivos, incluindo associações locais, autarquias e desporto federado.

©efeneto


Sem comentários: